Pedro Dantas Anacleto

Pedro é um terapeuta analítico autista diagnosticado tardiamente, aos 31 anos de idade. Recebeu o seu diagnóstico após o nascimento do seu sobrinho, com quem teve todos os marcos do desenvolvimento, manias e estereotipias comparados por sua irmã e sua mãe. Quando seu sobrinho recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista no nível 2 de suporte, um alerta se acendeu: se ele é autista, muito provavelmente o Pedro também é. Foi quando buscou a avaliação neuropsicológica e teve o transtorno identificado e confirmado pelos terapeutas e médicos que o acompanhavam.

Desde o diagnóstico do seu sobrinho, Pedro definiu que dedicaria seus estudos aos cuidados do autista adulto e, através da terapia analítica, acolher pessoas autistas e estudar a sua relação com o inconsciente pessoal e coletivo. Vê o processo de aceitação do próprio diagnóstico como um exercício constante e entende que o Transtorno do Espectro Autista deve ser, primeiramente, compreendido pelo próprio autista afim de criar um senso de self fortalecido em suas próprias capacidades e limitações, para que então possa ser compreendido por aqueles ao seu redor.

Com o objetivo de fazer o atípico ser compreendido, Pedro criou o blog Estudos Atípicos, onde posta textos sobre o TEA e realiza a leitura dos mesmos nos encontros do grupo de troca de experiências e acolhimento para pessoas autistas. Além disso, também criou a página O Chocobo Gordo no Instagram e no TikTok, onde divulga sobre o autismo com vídeos e carrosséis informativos.

Mas por que O Chocobo Gordo?

Desde os 9 anos de idade, Pedro tem um interesse fixo intenso na série de jogos Final Fantasy. Os chocobos são aves icônicas na série e, no 16º jogo da franquia, ‘O Chocobo Gordo’ é uma taverna no esconderijo do Cid onde os personagens se encontram para restaurar as energias. Na franquia os Chocobos existem de diversas cores diferentes, cada um com suas características específicas! Em 2023 na edição brasileira do Distant Worlds (orquestra com as músicas da série Final Fantasy), Pedro entrou em hiperfoco e começou a produzir diversos Chocobinhos em pixel art para distribuir no evento e divulgar a neurodiversidade. Por isso O Chocobo Gordo, um lugar onde podemos nos encontrar, compartilhar experiências, restaurar nossas energias e conhecer melhor sobre o autismo!

Links

Instagram: https://www.instagram.com/ochocobogordo

Tiktok: https://www.tiktok.com/@ochocobogordo

Contato via WhatsApp para Terapia Analítica / Grupo de Troca de Experiências: https://wa.me/5513998000220